-
Arquitetos: ESEcolectivo Arquitectos
- Área: 180 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Deyesos, Edimca y Acymco, Hormipisos, Lámina asfáltica
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Retoños se destina a uma "família de muitas famílias". Alvaro e María são os clientes que procuram uma casa para o grande grupo de 16 integrantes – entre seus filhos e netos -. Sendo uma família muito unida, eles se encontram regularmente. Por enquanto, eles estão fazendo isso em um pequeno apartamento em Quito, mas estão procurando um espaço maior, longe do barulho e da atmosfera cinzenta da cidade.
O terreno está localizado no Vale dos Chillos, na Armênia, em frente ao Parque Metropolitano. Pela primeira vez, encontraram um terreno com a possibilidade de construir o seu próprio jardim e com espaço suficiente para se reunirem. O projeto tem dois objetivos: aproveitar a natureza do contexto e construir um espaço para reunir a grande e heterogênea família.
A proposta se materializa em uma forma alongada com dois pavimentos que ocupa um mínimo de terreno; uma casa cercada de verde. Os afastamentos laterais são respeitados e dois jardins são criados: posterior e frontal. No meio do volume, um degrau, como um jardim interno, une os dois afastamentos laterais por meio de duas largas portas camarão. Uma vez abertas, as portas funcionam como duplo acesso à casa e combinam a circulação entre o amplo jardim envolvente e as zonas interiores.
A estrutura de madeira em forma de pórtico cobre toda a lateral transversal, reduzindo o número de paredes internas. O resultado é uma comunicação constante entre interior e exterior, desde a parte frontal, com a sua entrada principal, até o jardim posterior. Evitam-se circulações ou espaços isolados, distribuindo os serviços de um lado do volume, entre circulação vertical, banheiros e lavanderia.
O programa arquitetônico prioriza áreas comuns, de modo em que os espaços privados são reduzidos a um dormitório principal. O restante do projeto é um grande espaço residencial onde não existem barreiras. No segundo pavimento, uma área aberta se transforma de sala de reuniões a sala privativa por meio de uma porta camarão e algumas almofadas sobre o piso. Os dois pavimentos do projeto são unidos através do pé-direito duplo na lateral do jardim interior; sobre uma das aberturas está pendurada uma rede, complementando a atmosfera do espaço.
Por fim, as paredes internas e externas são construídas a seco com painéis de vários tipos. A modulação é baseada nas medidas padrão das placas e elas são distribuídas buscando o menor desperdício. Na parte exterior, peças macho e fêmea de fibrocimento impermeável se unem como uma concha para proteger a estrutura de madeira. No interior, painéis OSB e fibrocimento regular são usados aos banheiros. Os painéis são usados sem revestimento e os acabamentos são evitados para tornar a montagem da parede mais eficiente.